Loading...
Design Gráfico 2018-07-16T20:34:15+00:00

O que é Design Gráfico?

O Design Gráfico é a área responsável pela comunicação por meios visuais utilizando desenhos, texto, imagens, animações, diagramação, etc.

A Palavra Design pertence à língua inglesa e tem um significado bem amplo.  Definir design em palavras é uma tarefa complicada, mas, resumidamente e de maneira bem direta, podemos descrevê-la como ‘Projeto’ ou simplesmente ‘Desenho’.

Design gráfico nada mais é que uma forma de comunicar visualmente determinado conceito ou uma ideia através de técnicas formais. Projetar, planejar e executar corretamente está entre os segredos para um design funcional e de sucesso.

Quando pensamos na profissão, logo pensamos em imagens, cores e textos. Na produção gráfica, está vinculado à criação de cartões de visita, papel timbrado, folders, flyers, panfletos, crachás, catálogos, pastas e editoriais, embalagens, etc.

Design é função,

        não forma

        STEVE JOBS

O faz um Designer Gráfico?

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar os termos: Design é a área de atuação, enquanto Designer é o profissional que atua nessa área. O Designer Gráfico é o profissional responsável por buscar a melhor forma de se comunicar visualmente com o objetivo de tornar conhecida uma marca, produto, etc.  Essa comunicação pode ser feita através de imagens, desenhos ou textos.

O trabalho do designer está inserido em nosso cotidiano por meio de símbolos, embalagens, jornais, revistas, produtos, letreiros, softwares, aplicativos, etc.

Criação de Identidade Visual para empresas no RJ

Qual a diferença entre Design Gráfico e Design Digital?

O Design Gráfico é a parte da profissão em que o profissional busca trazer a melhor solução em materiais impressos como: cartões de visita, banners, folders, jornais, revistas, livretos, panfletos, flyers, encartes além de toda a papelaria pertencente a identidade visual de uma empresa.

Já o Design Digital é a parte em que o designer usa da técnica e criatividade para desenvolver a melhor solução para interfaces digitais com o intuito de torna-las interativas, atrativas e eficazes. Alguns dos projetos desenvolvidos por este profissional são: criação de websites, aplicativos, design para mídias sociais, etc.

O que é Identidade Visual?

Identidade Visual é um conjunto de elementos sistematizados que representam visualmente um nome, uma empresa, um produto, instituição ou serviço.

É de extrema importância para se apresentar no mercado de forma sólida e profissional. De nada adianta oferecer um produto ou serviço se ele não é conhecido ou visto aos olhos do público.

Um dos elementos mais importantes da identidade visual é o logo/logotipo. É basicamente a ‘cara’ da empresa/produto/serviço. Um logotipo bem elaborado, acompanhado de cartões de visita, envelopes, banners, folders, flyers, papel timbrado ou qualquer outro elemento pertencente a uma identidade visual, torna uma marca única.

Criação de Logomarca / Logotipos e Identidade Visual

Criação de Logotipo / Logomarca

O Logotipo / Logomarca é a assinatura da empresa. Sendo parte da Identidade Visual, ele é o responsável por traduzir visualmente a personalidade da sua marca fazendo com que seja reconhecida.

A criação do logotipo ou logomarca é o processo mais importante da criação Identidade Visual e deve ser muito bem planejado e estudado para atrair o público certo. Ele precisa conversar com o público a quem sua marca é destinada.

É importante que esse processo de criação de logomarca seja feito por um profissional, afinal, você não quer que sua empresa seja vista como uma empresa amadora e não-profissional no mercado, não é mesmo? A Aparência de um logotipo amador pode mostrar despreparo e ter efeito reverso, afastando os clientes.

Por que investir em Design Gráfico e Digital?

Um projeto de Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico tem o objetivo de fortalecer sua marca. É importante que seja elaborada por um profissional para que tenha o efeito correto para o público/classe certa. Um projeto amador acaba por afastar o público.

Será feito o branding, ou seja, uma gestão da marca com o objetivo de torna-la mais conhecida de forma positiva e única na mente do público final. O projeto será desenvolvido buscando a melhor solução para refletir a ideia de sua marca, seja online ou offline.